Associação fundada em 18 de maio de 2021 pelo professor Jupiter Marcelo Nisa Lacerda e integrantes da equipe com propósito de melhorar o trabalho com crianças e adolescentes carentes do município.
Nascido no bairro do Tucuruvi em 1972, Marcelo veio morar em Peruíbe em 1974, onde morou no bairro Florida até 1980. Aos 10 anos Marcelo voltou com sua família para morar em Diadema, só retornando para Peruíbe em 1990.
Marcelão, como é conhecido, teve seu primeiro contato com o Jiu-Jitsu em 1998, quando foi assistir um treino do então faixa marrom Marco Aurélio, conhecido como Maguey que trouxe o esporte para Peruíbe.
Em 2000, Marcelão começa a treinar Jiu-Jitsu, com seu primeiro professor Marcel Gonzaga da Equipe Barbosa, participando dos primeiros campeonatos em São Vicente, treinando com Marcel até 2003, onde conquistou sua faixa azul. Mas Marcel, acaba deixando Peruíbe logo nos primeiros meses, o que faz Marcelão e seu amigo Leandro, que já era professor de Judô e também faixa azul de Jiu-Jitsu, começarem a dar aulas gratuitas no Centro de Artes Marciais aos domingos como voluntários para alguns amigos.
Em 2004, chega na cidade o professor Cesar Marcussi, na época ainda faixa-marrom da equipe Orlando Saraiva.
Saraiva, hoje faixa-vermelha, que foi o 5º faixa-preta, graduado pelo mestre Carlson Gracie (Já falecido). Marcelão permaneceu na faixa–azul até 2008, quando seu professor, finalmente, o gradua faixa-roxa. Em 2009 Marcelão, consegue introduzir o Jiu-Jitsu nos projetos da prefeitura, pois nessa época o esporte além de não ter representatividade, era inexpressível na cidade.
Mas em 2009, Cesar também vai embora de Peruíbe e novamente sem professor, Marcelão e seu amigo Rafael Nicolas, ingressam na Equipe Cavaca Check Mat de Santos, passando a representá-los na cidade. Em 2010 Marcelão é graduado faixa-marrom por seu professor Rodrigo Cavaca, permanecendo até 2012, onde por indicação de seu companheiro de treinos, Rafael Nicolas e seu professor Rodrigo Cavaca, Marcelo é finalmente graduado, como faixa-preta. Em 2013, com o desmembramento da Cavaca Check Mat, Rodrigo Cavaca e Robert Drysdale fundam a equipe Zenith, e Marcelão passa representá-los até meados de 2018, onde recebe o convite para representar a Carlson Gracie Team, equipe que representa até os dias atuais.
Durante esses anos, com sua metodologia Marcelão ministrou aulas para mais de 6000 alunos, formou 16 faixas pretas, 04 campeões mundiais, 02 Vice-Campeões mundiais e inúmeros campeões e vice-campeões desde do juvenil até máster em diversas categorias, levando assim o nome de Peruíbe para os principais campeonatos nacionais e internacionais de Jiu-Jitsu.
Desde a sua criação, a Associação Peruibense de Jiu-Jitsu, visa ampliar sua presença nos bairros, atendendo um número cada vez maior de crianças e adolescentes, disponibilizando mais estrutura, professores e monitorando o desempenho escolar de todos os alunos, fazendo assim através do Jiu-Jitsu um trabalho importante e poderoso com o desenvolvimento da autoconfiança, comunicação eficaz e defesa pessoal. As crianças ficam prontas para enfrentar os desafios da vida com coragem, determinação e resiliência.
No entanto, temos como segunda meta investir na capacitação técnica, com treinos específicos para competidores, acompanhamento médico, psicológico e nutricional, aumentando assim o rendimento dos atletas que representam a cidade nos campeonatos nacionais e internacionais.